Pense nisso...

Pense nisso...

sábado, 17 de setembro de 2011

Mentes ativadas


O movimento de amassar e moldar a argila mexe com os processos mentais. Por acreditar nisso, a psicopedagoga Maria Inês Grell colocou, aos 10 anos, seu filho Paulo, que possui deficiência intelectual, em aulas de cerâmica. “elas foram transformadoras. tudo melhorou nele: a autoestima, a coordenação motora, a concentração e a comunicação”, diz. “a cerâmica virou um elo dele com o mundo.”

Quando Paulo fez 20 anos, inês montou um ateliê para ele desempenhar a atividade profissionalmente com duas amigas ceramistas. “Começamos fazendo aromatizadores. Para compor o kit, fui comprar essências em uma loja e o dono encomendou seis mil peças. Como não daríamos conta, propus a capacitação de jovens de baixa renda com alguma deficiência para trabalhar conosco”, conta.

Daí nasceu, em 2003, o Projeto Apia – atividades e Projetos de inclusão pela arte, que obteve do Ministério da justiça a certificação da OSCiP (organização da sociedade Civil de interesse Público). “Para haver inclusão, criamos módulos de oito alunos, com duração de um semestre, abertos para pessoas sem deficiência que contribuem com R$ 50 por mês”, afirma Inês, que é a coordenadora do projeto. Com doações de empresas, o valor arrecadado ajuda a pagar as despesas do ateliê e a compra de tornos e forno.

CASA E JARDIM


maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...